Parecer CNE/CP 5/2020 e a postura do MEC sobre calendários acadêmicos.
Como tratar as atividades não
presenciais e aulas práticas?
12 de junho de 2020 | 10:30h
Duração: 1:30h | Curso EAD
A Edgar Jacobs Consultoria e Ensino apresenta seu curso sobre o mais importante documento de Direito Educacional deste período de pandemia, o Parecer CNE/CP 05/2020.
Este curso apresentará detalhes sobre o documento produzido em 28 de abril pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito da COVID-19 e apresentará também a polêmica criada pelo MEC, que poderá levar a sua não homologação.
No parecer foram apontadas três soluções para as Instituições de Ensino:
-
a reposição da carga horária de forma presencial ao fim do período de emergência;
-
a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) enquanto persistirem restrições sanitárias para presença de estudantes nos ambientes escolares, garantindo ainda os demais dias letivos mínimos anuais/semestrais previstos no decurso; e
-
a ampliação da carga horária diária com a realização de atividades pedagógicas não presenciais (mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação) concomitante ao período das aulas presenciais, quando do retorno às atividades.
Discutiremos essas três possibilidades e temas como: requisitos de validade das aulas não presenciais; atividades práticas e estágios; processos seletivos e avaliações.
Além de analisar o texto vamos também confronta-lo com a legislação educacional vigente, proporcionando uma visão crítica para os participantes do curso.
Nesse sentido, serão analisadas as manifestações e atrasos do MEC, especialmente sobre estágios. Tema que parece criar divergência enter o Ministério e o CNE.
Haverá, por fim, uma discussão sobre como colocar em prática as "sugestões" do parecer e serão apresentados casos concretos, que serão complementados pelo compartilhamento de conhecimentos e boas práticas entre os participantes.
Nosso público alvo são:
-
Os gestores de Instituições de Ensino;
-
Os advogados, gerentes financeiros, gerentes comerciais e demais profissionais que precisam conhecer as normas recentemente publicadas;
-
Procuradores institucionais, membros de secretarias e coordenadores de curso,
A oferta do curso será feita para pessoas que pretendam participar individualmente ou para grupos que pretendam formar pequenas turmas - no formato de micro campus.
O expositor será o Prof. Edgar Jacobs, sócio fundador da consultoria, doutor em Direito e advogado atuante há mais de 15 anos no Direito Educacional.
Participe do curso clicando nas figuras abaixo.
R$ 450,00
R$ 1.500,00
Clique nas figuras acima e reserve sua vaga. Entre em contato e conheça nossos preços especiais para clientes e associados de sindicatos parceiros.
Parecer CNE/CP 5/2020 e a postura do MEC sobre calendários acadêmicos
Programa completo do curso (1:30h)
-
Origens do Parecer CNE/CP 5/2020
- Normas do MEC durante a Pandemia
- Primeira manifestação do CNE
- Demandas iniciais
- Relação com os conselhos estaduais
-
O conteúdo do Parecer
-
Análise do contexto e soluções gerais
- Sugestões por níveis e modalidades de ensino
-
Educação Básica
-
Educação profissional
-
Educação superior
-
-
Atividades práticas e estágios
-
Processos seletivos
-
-
Abordagem estratégica e boas práticas relacionadas ao parecer
-
Como atender as requisitos para oferta de aulas não presenciais?
-
O que fazer em relação às atividades práticas?
-
Volta às aulas? Boas práticas e riscos assumidos.
-
Micro campus e atividades práticas
O curso inova também em relação a metodologia.
Apresentamos a opção de criar em sua Instituição um ambiente de aprendizado conjunto, um micro campus para o qual serão direcionadas atividades e estimulada a atuação em grupo. Cada micro campus terá um líder, que ficará responsável pela interação com o expositor e poderá gerar dúvidas conjuntas, que serão discutidas no curso.
Além dessa metodologia, serão também usadas atividades praticas em formato de workshop e de desafios, complementando, assim, a grande carga teórico-prática já exposta nas unidades de aprendizagem.
Não perca!