A Inteligência Artificial como coadjuvante na gestão do Ensino Superior
- Ana Luiza Santos e Edgar Jacobs
- 25 de mar.
- 6 min de leitura
A inteligência artificial é um pilar promissor na transformação digital das instituições de ensino superior. Ela oferece benefícios e oportunidades que podem impactar a comunidade acadêmica em um cenário complexo e competitivo, de desafios na busca pela excelência acadêmica. E, nesse sentido, ela se revela uma ferramenta para incrementar a inovação, melhorar a qualidade do ensino e aprendizado, e otimizar os processos administrativos.
O primeiro ponto a ser percebido é que a inteligência artificial, via ferramentas adequadas, tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados e extrair informações aptas a permitir uma melhor tomada de decisões informadas.
Decisão informada, para conhecimento, é um conceito fundamental no contexto de soluções digitais, referindo-se ao processo de tomar decisões com base em dados e informações relevantes. De acordo com o Glossário de Soluções Digitais, ... “o conceito é especialmente importante em um mundo onde a quantidade de informações disponíveis é imensa, e a capacidade de analisar e interpretar esses dados se torna crucial para o sucesso de qualquer estratégia de negócios. A decisão informada permite que indivíduos e organizações façam escolhas mais acertadas, minimizando riscos e maximizando oportunidades”.
Ao utilizar algoritmos avançados de aprendizado de máquina, as IES se habilitam a identificar padrões de desempenho dos alunos, a personalizar a experiência educacional de forma mais eficaz, a ajustar suas estratégias, antecipar eventuais problemas e oferecer suporte personalizado aos alunos. A satisfação dos estudantes alavanca o sucesso acadêmico e a retenção escolar.
Ainda, a inteligência artificial fornece soluções para melhorar o engajamento estudantil, aprimorar a acessibilidade educacional e impulsionar a capacidade da administração de alcançar resultados positivos com o melhor custo benefício.
Gestão Acadêmica
Podemos definir Gestão Acadêmica como um conjunto de processos e estratégias utilizados para administrar e organizar as atividades relacionadas ao ensino e a aprendizagem em instituições de ensino, e que garantem o bom funcionamento de todas as atividades acadêmicas, o que inclui matrícula de alunos, gestão de documentos, emissão de diplomas, gestão de boletim acadêmico, presença de aula, cadastro de professores e funcionários, captação de alunos, organização do calendário acadêmico, planejamento curricular e gestão de recursos.
Seus objetivos, por certo, são garantir o bom funcionamento das atividades acadêmicas, monitorar e gerenciar a qualidade do ensino e aprendizado, combater a evasão escolar, desenvolver uma educação mais integrada, otimizar o registro de documentos, otimizar o cadastro de alunos, otimizar os processos de matrícula e rematrícula e otimizar o acompanhamento pedagógico, dentre outros.
Nesse contexto, a AI desempenha um papel importantíssimo, oferecendo ferramentas avançadas para análise de dados, previsão de tendências e personalização do ensino.
Imagine uma aplicação de IA na Gestão Acadêmica no campo da previsão de demanda por cursos e recursos. Utilizando algoritmos de machine learning, a Inteligência Artificial pode analisar dados históricos e padrões de inscrição para antever a demanda futura por cursos e identificar áreas de maior procura, permitindo que as faculdades/universidades ajustem sua oferta de cursos e aloquem recursos de forma mais eficiente, garantindo que atendam às necessidades dos alunos.
Tutores e provas virtuais
A IA também pode ser usada para avaliar a eficácia de programas educacionais, analisando dados de desempenho dos alunos e outros indicadores de sucesso acadêmico. Há a possibilidade de se identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas para melhorar os resultados dos estudantes.
Os tutores virtuais, da mesma maneira, são boas opções para dar suporte individualizado aos alunos, ajudando-os a entender conceitos, resolver dúvidas e progredir em seu aprendizado.
Isso sem mencionar os softwares que permitem que os alunos façam provas e processos seletivos a distância, de forma legítima, já utilizados por instituições e alunos por todo o Brasil. Os processos se dão via plataforma virtual que assegura a inviolabilidade da prova e o sigilo das respostas individuais.
E não só alunos podem ser beneficiados pela IA: assistentes virtuais para professores auxiliam os educadores em várias tarefas, desde a criação de planos de aula até a avaliação de trabalhos e o acompanhamento do progresso dos alunos.
Gestão Administrativa
A boa gestão administrativa é crucial no sucesso do funcionamento das instituições de ensino e a utilização da Inteligência Artificial pode oferecer uma variedade de ferramentas e soluções que tem o potencial de melhorar os processos administrativos, automatizando tarefas repetitivas e otimizando a alocação de recursos.
No caso das tarefas repetitivas e baseadas em regras, o uso da AI libera os recursos humanos para se dedicarem a tarefas mais criativas. Ou seja, funções como processamento de matrículas, geração de relatórios, gerenciamento de documentos e prestação de informações corriqueiras aos alunos podem ser automatizadas.
Lembrando que a tecnologia já oferece funcionalidades avançadas de automação, incluindo a previsão da demanda por recursos, como salas de aula, professores e materiais didáticos.
Realidade Virtual e Aumentada
A realidade virtual é um ambiente simulado produzido por computador no qual o usuário pode imergir e interagir usando as ferramentas adequadas; a realidade aumentada, por sua vez, é a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento.
Estas imersões em ambientes virtuais – o que pode incluir um laboratório virutal, por exemplo - poderão propiciar a reprodução de vivências e experiências que facilitarão ao aluno a compreensão do currículo, tornando-o mais atrativo, envolvente e com significado. Novos caminhos para ‘novos’ estudantes, com o suporte da IA.
Plataformas de Aprendizado Adaptativa e Atendimento ao Aluno
Uma plataforma de aprendizado adaptativo bastante conhecida é o Duolingo. Ela permite personalização do estudo; melhoria no desempenho escolar; redução de tempo no planejamento das aulas pelo professor; feedback imediato para o aluno, além de valorização de suas reais necessidades.
Essa área de inovação, se bem orquestrada pela instituição de ensino, permite um sistema de suporte para as escolas e tutoria de profissionais para os usuários, para que todos consigam usufruir ao máximo dos sistemas e aplicativos. Dessa maneira, sempre deverá ter alguém disponível, ainda que no universo digital.
Por fim, e não menos importante como objeto da gestão, toda instituição de ensino deve se ater aos cuidados com a personalização da experiência do aluno. Neste ponto, os algoritmos de IA podem ser um grande aliado, de forma personalizada para cada instituição e seu público específico.
Normalmente, para esse escopo, utilizam-se chatbots, bots ou assistentes virtuais, softwares de replicação inteligente de comunicação humana responsável por simular diálogos em linguagem natural com o usuário de forma automatizada e personalizada.
Eles podem ser bastante versáteis, resultando em aplicabilidade em diferentes áreas onde há intervenção da tecnologia. A intenção é obter recursos de transformação digital, como modernização de processos em desuso ou otimização de tempo etc.
Os chatbots, por exemplo, podem responder a perguntas sobre admissões, matrículas, horários de aula e serviços estudantis, melhorando a acessibilidade e a conveniência do suporte ao aluno.
Grupos de discussão
O uso da Inteligência Artificial na educação superior tem sido objeto de diversos grupos de discussão e estudos no Brasil.
Em 2023, por exemplo, três grandes entidades se reuniram para consolidar suas iniciativas relacionadas com o tema. O Semesp, o Consórcio STHEM e a MetaRed Brasil reuniram especialistas de diversas áreas e instituições e, via Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial, produziu um documento que visa trazer subsídios e contribuir para a elaboração de uma política pública para o uso responsável da IA nas instituições de ensino superior do Brasil.
O estudo trata de questões como Ética e Legislação, Empoderamento de Professores, Empoderamento da Gestão e Pesquisa e Futuro da IA.
Para conhecimento do material, indicamos a leitura na íntegra do texto IA – Sugestões de Política Pública de IA para o Ensino Superior Brasileiro, disponível no site do Semesp.
Enfim, ao adotar a IA em suas práticas educacionais e administrativas, as instituições de ensino posicionam-se junto as instituições mais atualizadas. Todo o processo deve ser realizado observando-se a realidade de cada IES, sempre contemplando aspectos essenciais, como a transparência dos processos, as boas práticas e os sistemas de contingência, prevenindo eventuais danos em caso de falhas críticas nos sistemas.
Leia também

Gostou deste texto? Faça parte de nossa lista de e-mail para receber regularmente materiais como este. Fazendo seu cadastro você também pode receber mais informações sobre nossos cursos, que oferecem informações atualizadas e metodologias adaptadas aos participantes.
Temos cursos regulares, já consagrados, dos quais já participaram mais de 800 profissionais das IES. Também modelamos cursos in company sobre temas gerais relacionados ao Direito da Educação Superior, ou mais específicos. Conheça nossas opções e participe de nossos eventos.
Comentários